loader image

O que são aparas de stretch? Esse plástico pode ser reciclado?

Compartilhe este conteúdo

Você sabe o que são as aparas de stretch? Nada mais são do que as sobras do filme stretch. Mas será que as sobras também têm utilidade? 

A resposta é sim! Ela é útil tanto para o consumidor final quanto para as próprias indústrias. 

Esse filme é muito prático e versátil, e pode ser utilizado em diversas ocasiões, como já falamos em nossos outros posts. 

Neste artigo, falaremos mais sobre as aparas de stretch, se o filme pode ser reciclado e quais as suas utilidades. 

Vamos começar? Boa leitura! 

Afinal, o que é stretch filme? 

O stretch filme, ou filme stretch, ou ainda plástico filme, como você deve conhecer, é um plástico de alta aderência utilizado para proteger superfícies e objetos. 

Por proteger conta a água, poeira e ter alta aderência, além de ser atóxico, é uma opção muito utilizada tanto na indústria quanto para uso doméstico. 

Afinal, ele pode ser utilizado tanto para embalar mercadorias, caixas e pallets quanto alimentos na geladeira. 

Produzido à base de polietileno, esse plástico tem um ótimo custo benefício, sendo uma solução barata e eficiente para empresas que desejam melhorar a logística de transporte e armazenamento de seus produtos. 

Onde ele pode ser utilizado? 

Como dissemos acima, ele pode ser utilizado para diversos fins, como proteger alimentos, mercadorias, embalar pallets para prevenir risco de contaminação ou fissuras, e até mesmo no seu aparelho celular para se proteger contra o coronavírus. 

Ele é produzido de PELBD, um polietileno de baixa densidade. 

Além disso, ele é muito elástico, e isso proporciona maior segurança para mercadorias que são embaladas com ele, já que ele se mantém muito preso às cargas. Sem contar que ele não é deformado com variações de temperatura. 

Leia mais:  Como proteger sua bagagem? Stretch para mala é a melhor solução!

Ele pode ser reciclado? 

O filme stretch é muito utilizado no mundo inteiro. Por isso, quando é descartado, as empresas utilizam as aparas de stretch, que são as sobras, para que ele possa passar por um processo de reciclagem. 

Por isso, não só é barato e eficiente, como também é sustentável. 

E o melhor é que o processo conserva 100% da sua funcionalidade. Por exemplo, uma bobina de filme stretch tem as mesmas características de uma bobina virgem (isso é, que nunca foi reciclada). 

E o que fazer com as aparas de stretch? 

As aparas de stretch, como você viu, podem ser utilizadas para passar por um processo de reciclagem. Porém, elas também podem ser comercializadas! 

A verdade é que as aparas de stretch possuem um valor tão alto quanto o plástico que acabou de ser produzido sem passar por um processo de reciclagem. 

Por isso, as aparas de stretch representam, antes de qualquer coisa, uma grande economia para a indústria. 

Elas são a base para a produção do filme stretch reciclado, que não precisa de água no processo de reciclagem. 

Porém, é importante frisar que esse material reciclado tem algumas diferenças na sua composição. Por esse motivo, não é recomendado que o plástico feito das aparas de stretch seja utilizado para entrar em contato direto com alimentos. 

Outro ponto a favor do filme stretch (e não necessariamente das aparas de stretch) é o fato de ele reduzir muito peso do plástico quando utilizado para embalar pallets (isso se for comparado ao PVC convencional que usamos em casa). 

Por isso, ele é uma opção mais econômica, já que as empresas precisam de quantidades menores para obter o mesmo resultado. 

Lembrando também que as indústrias de pisos de cerâmica, latas de sucos e refrigerantes, papel, celulose, indústria agronômica e fraldas descartáveis são as maiores utilizadoras deste material. 

Leia mais:  Como economizar stretch filme na hora de embalar seus produtos?

Portanto, dá para entender o potencial que o filme stretch tem no mercado! 

Em um contexto geral, o nosso planeta está sendo muito mal cuidado. Por isso, toda oportunidade que tivermos para cuidar bem da nossa casa é importante. 

E se um dos materiais mais utilizados no mundo pode ser reciclado, por que não utilizar? 

Gostou de saber mais sobre o que são as aparas de stretch e como esse material tão utilizado é sustentável? 

Então, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais! 

Precisa de uma solução para a sua empresa? Entre em contato com a GR Stretch! Ficaremos felizes em ajudar a sua empresa a crescer! 


Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Olá, estamos prontos para lhe atender!
Clique aqui e inicie agora uma conversa com um de nossos consultores online.