loader image
papel filme

Papel filme, plástico filme e filme PVC… qual a diferença?

Compartilhe este conteúdo

Certamente você já deve ter ouvido expressões como papel filme, plástico filme e filme PVC para falar de produtos. No entanto, será que eles são a mesma coisa? Existe, de fato, alguma diferença entre eles?

É exatamente isto que vou abordar na publicação de hoje! Portanto, siga lendo para conhecer mais o que é cada um, como surgiram os termos e se existe ou não alguma diferença entre eles.

O que são papel filme, plástico filme e filme PVC?

papel filme

Em um post há algum tempo atrás, já discuti, por exemplo, a diferença entre o plástico filme e o plástico bolha (você pode ver clicando aqui). Agora, porém, é hora de entrar numa outra discussão: afinal, papel filme, plástico filme e filme PVC, o que são?

Na verdade, o papel filme é um material de utilização muito comum. Assim, é provável que você já o tenha visto na embalagem de produtos em geral, variando desde a paletização em armazéns até a conservação de produtos.

Este tipo de “plástico transparente” é muito seguro e eficaz, dando uma vida útil maior aos produtos, ao protegê-los contra variações de tempo, poeira, animais, etc. Por isso, é tão bem-visto para a utilização na armazenagem de produtos em geral.

Outra característica importante é que ele adere bem às superfícies, basicamente colando no alimento, caixa ou onde for colocado. Ele também é esticável, de modo a potencializar essa aderência.

Em resumo, portanto, algumas características deste tipo de produto são as seguintes:

  • É impermeável
  • Possui grande alongamento
  • É resistente
  • Funciona como isolante térmico
  • Pode ser produzido em qualquer cor (mas o mais comum é transparente)
  • É reciclável
Leia mais:  Quando utilizar o stretch filme?

Qual a diferença entre eles?

Bom, até agora você viu algumas características básicas destes produtos. Mas, afinal de contas, papel filme, plástico filme e filme PVC possuem alguma diferença de fato?

Na verdade, a resposta é negativa. Isto é, todos estes termos se referem à mesma coisa. Aliás, a eles podemos adicionar mais um, que é o de filme stretch, ou ainda outro, que é o de insufilm.

Ou seja, existem muitas nomenclaturas que, no final, se referem ao mesmo produto. Assim, se você utiliza um, está utilizando os outros também. Independentemente da nomenclatura, o que vale é a sua eficácia e como você o utiliza.

Com relação especificamente aos nomes, podemos fazer alguns destaques:

  • Filme stretch: este nome é dado fundamentalmente em função da sua capacidade de elasticidade, já que, em inglês, stretch significa exatamente isto.
  • Filme PVC: se refere à matéria-prima utilizada para a produção deste filme.
  • Insulfilm: é um termo que também pode se referir, mais habitualmente, às películas de carros, mas que alguns também usam para este tipo de material.
  • Papel filme: é um nome bastante popular, mas que, na verdade, não é fidedigna ao material do produto, que, como falei antes, é de um tipo de plástico, e não papel.
  • Plástico filme: este é outro nome popular, provavelmente o mais conhecido no uso comercial.

Então, em resumo, não qualquer diferença entre estes termos citados. Alguns são mais fiéis ao que o produto representa; outros, menos. No entanto, você pode utilizar qualquer um para se referir a ele.

Conheça algumas dicas de uso

papel filme

Agora que você já sabe que papel filme, insulfilm, plástico filme, fita stretch e filme PVC são todos a mesma coisa, é hora de conhecer algumas dicas de uso. Ele é utilizado de diversas maneiras, em muitos locais.

  • Não leve o papel filme ao forno com seu alimento
  • Não o reutilize
  • Você pode utilizá-lo para proteger e armazenar produtos
  • Ele pode ser utilizado também na paletização
  • A fita stretch oferece grande proteção contra efeitos ambientais e de animais
Leia mais:  Máquina de stretch automática: quais são os benefícios?

Você já sabia a diferença entre estes termos? Compartilhe com seus amigos para que eles aprendam também!


Compartilhe este conteúdo
Abrir Conversa
Olá, estamos prontos para lhe atender!
Clique aqui e inicie agora uma conversa com um de nossos consultores online.