Certamente você já deve ter ouvido expressões como papel filme, plástico filme e filme PVC para falar de produtos. No entanto, será que eles são a mesma coisa? Existe, de fato, alguma diferença entre eles?
É exatamente isto que vou abordar na publicação de hoje! Portanto, siga lendo para conhecer mais o que é cada um, como surgiram os termos e se existe ou não alguma diferença entre eles.
O que são papel filme, plástico filme e filme PVC?
Em um post há algum tempo atrás, já discuti, por exemplo, a diferença entre o plástico filme e o plástico bolha (você pode ver clicando aqui). Agora, porém, é hora de entrar numa outra discussão: afinal, papel filme, plástico filme e filme PVC, o que são?
Na verdade, o papel filme é um material de utilização muito comum. Assim, é provável que você já o tenha visto na embalagem de produtos em geral, variando desde a paletização em armazéns até a conservação de produtos.
Este tipo de “plástico transparente” é muito seguro e eficaz, dando uma vida útil maior aos produtos, ao protegê-los contra variações de tempo, poeira, animais, etc. Por isso, é tão bem-visto para a utilização na armazenagem de produtos em geral.
Outra característica importante é que ele adere bem às superfícies, basicamente colando no alimento, caixa ou onde for colocado. Ele também é esticável, de modo a potencializar essa aderência.
Em resumo, portanto, algumas características deste tipo de produto são as seguintes:
- É impermeável
- Possui grande alongamento
- É resistente
- Funciona como isolante térmico
- Pode ser produzido em qualquer cor (mas o mais comum é transparente)
- É reciclável
Qual a diferença entre eles?
Bom, até agora você viu algumas características básicas destes produtos. Mas, afinal de contas, papel filme, plástico filme e filme PVC possuem alguma diferença de fato?
Na verdade, a resposta é negativa. Isto é, todos estes termos se referem à mesma coisa. Aliás, a eles podemos adicionar mais um, que é o de filme stretch, ou ainda outro, que é o de insufilm.
Ou seja, existem muitas nomenclaturas que, no final, se referem ao mesmo produto. Assim, se você utiliza um, está utilizando os outros também. Independentemente da nomenclatura, o que vale é a sua eficácia e como você o utiliza.
Com relação especificamente aos nomes, podemos fazer alguns destaques:
- Filme stretch: este nome é dado fundamentalmente em função da sua capacidade de elasticidade, já que, em inglês, stretch significa exatamente isto.
- Filme PVC: se refere à matéria-prima utilizada para a produção deste filme.
- Insulfilm: é um termo que também pode se referir, mais habitualmente, às películas de carros, mas que alguns também usam para este tipo de material.
- Papel filme: é um nome bastante popular, mas que, na verdade, não é fidedigna ao material do produto, que, como falei antes, é de um tipo de plástico, e não papel.
- Plástico filme: este é outro nome popular, provavelmente o mais conhecido no uso comercial.
Então, em resumo, não qualquer diferença entre estes termos citados. Alguns são mais fiéis ao que o produto representa; outros, menos. No entanto, você pode utilizar qualquer um para se referir a ele.
Conheça algumas dicas de uso
Agora que você já sabe que papel filme, insulfilm, plástico filme, fita stretch e filme PVC são todos a mesma coisa, é hora de conhecer algumas dicas de uso. Ele é utilizado de diversas maneiras, em muitos locais.
- Não leve o papel filme ao forno com seu alimento
- Não o reutilize
- Você pode utilizá-lo para proteger e armazenar produtos
- Ele pode ser utilizado também na paletização
- A fita stretch oferece grande proteção contra efeitos ambientais e de animais
Você já sabia a diferença entre estes termos? Compartilhe com seus amigos para que eles aprendam também!