Você sabe quais são as diferenças entre o filme extensível e o filme retrátil? Na verdade, você sabia que os dois produtos são distintos?
Essa é uma pergunta que merece ser feita! Como distinguir o filme extensível do filme retrátil? Antes de responder a esta pergunta, é necessário apresentar esses dois tipos de filmes para você.
Portanto, se você ainda não sabe a diferença, acompanhe o post abaixo que preparamos para você falando sobre suas principais diferenças. Boa leitura!
Filme extensível: o que é esse produto?
O Filme Stretch, cujo consumo no Brasil é de dezenas de toneladas por ano, é um filme plástico utilizado principalmente como embalagem de alimentos e para paletização de embalagens por profissionais.
É claro que os dois tipos de filme stretch não são iguais. Afinal, cada produto é feito para uma finalidade específica de acordo com o seu material e suas necessidades!
Filme stretch padrão
É usado principalmente para usos convencionais, como embalagens de alimentos e embalagens de produtos em pequena escala (uma caixa ou engradado). Assim, protege seu conteúdo contra poeira e umidade.
Filme Stretch Técnico
É usado para empacotar pallets, por isso deve ser particularmente eficiente para resistir a condições extremas no ambiente. Protege os pallets contra umidade e poeira.
E o que é o filme retrátil?
O filme retrátil é um filme plástico que se retrai e permite embrulhar um objeto seguindo sua forma. A sua principal vantagem é que possui uma elevada capacidade de retração, o que facilita a sua colocação e uma proteção muito eficaz dos objetos que contém.
Resistente à soldagem, resiste facilmente ao calor. A película retrátil é usada para embrulhar muitos produtos alimentícios, produtos domésticos, e também brinquedos, artigos de papelaria e acessórios automotivos.
Como funciona a embalagem com filme retrátil?
É muito simples: sopramos ar quente sobre o filme retrátil para manuseá-lo facilmente, então, uma vez colocado corretamente sobre o objeto a ser embalado, é retraído o máximo possível contra o objeto e solda suas extremidades.
Quais são as diferenças entre filme extensível e filme retrátil?
A principal diferença entre o filme extensível e o filme retrátil é a maneira como o filme é colocado no objeto a ser protegido.
Conforme explicado acima, o filme retrátil é aquecido antes de ser colocado no produto a ser protegido, em seguida, é retraído e soldado.
O filme Stretch não precisa de todas essas etapas, ele simplesmente é desenrolado com um distribuidor ao redor do pallet.
Além disso, o filme retrátil e o filme extensível não têm o mesmo uso!
O filme retrátil é usado para embrulhar objetos que serão vendidos separadamente, por exemplo, uma bandeja de carne no super mercado.
A película extensível é utilizada, por sua vez, para acondicionar os pallets para transporte por caminhão (ou outro meio de transporte).
É uma proteção adicional contra chuva e poeira, mas também serve de suporte para todas as caixas colocadas no pallet.
Acessórios para filme extensível e filme retrátil
As embalagens extensíveis e retráteis não têm as mesmas ferramentas para ajudá-las a proteger o objeto pretendido.
A película extensível, que é relativamente fácil de aplicar, precisa de uma bobina de metal ou de um cabo de plástico.
Uma máquina de embalagem também pode ser usada para os pallets para reduzir o consumo de filme stretch graças ao seu sistema de pré-estiramento.
O filme retrátil, por outro lado, precisa de uma máquina retrátil, como uma seladora em L, que utiliza braços mecânicos para embalar os pallets.
Isso economiza muito tempo e trabalho, mas só vale a pena ser adquirida se o depósito embalar no mínimo 15 pallets por dia.
Gostou de saber as principais diferenças entre filme extensível e filme retrátil?
Deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe essas informações em suas redes sociais!