loader image
filme extensível

Filme retrátil e filme extensível: quais são as principais diferenças?

Compartilhe este conteúdo

Você sabe quais são as diferenças entre o filme extensível e o filme retrátil? Na verdade, você sabia que os dois produtos são distintos? 

Essa é uma pergunta que merece ser feita! Como distinguir o filme extensível do filme retrátil? Antes de responder a esta pergunta, é necessário apresentar esses dois tipos de filmes para você. 

Portanto, se você ainda não sabe a diferença, acompanhe o post abaixo que preparamos para você falando sobre suas principais diferenças. Boa leitura! 

Filme extensível: o que é esse produto? 

Filme extensível sem tubo - Filme estirável - Logismarket.pt

O Filme Stretch, cujo consumo no Brasil é de dezenas de toneladas por ano, é um filme plástico utilizado principalmente como embalagem de alimentos e para paletização de embalagens por profissionais.  

É claro que os dois tipos de filme stretch não são iguais. Afinal, cada produto é feito para uma finalidade específica de acordo com o seu material e suas necessidades! 

Filme stretch padrão 

É usado principalmente para usos convencionais, como embalagens de alimentos e embalagens de produtos em pequena escala (uma caixa ou engradado). Assim, protege seu conteúdo contra poeira e umidade. 

Filme Stretch Técnico 

É usado para empacotar pallets, por isso deve ser particularmente eficiente para resistir a condições extremas no ambiente. Protege os pallets contra umidade e poeira. 

E o que é o filme retrátil? 

Plástico Filme Termo Retrátil X-O | Daubert Brasil | Daubert Brasil

O filme retrátil é um filme plástico que se retrai e permite embrulhar um objeto seguindo sua forma. A sua principal vantagem é que possui uma elevada capacidade de retração, o que facilita a sua colocação e uma proteção muito eficaz dos objetos que contém.  

Resistente à soldagem, resiste facilmente ao calor. A película retrátil é usada para embrulhar muitos produtos alimentícios, produtos domésticos, e também brinquedos, artigos de papelaria e acessórios automotivos. 

Leia mais:  O que são aparas de stretch? Esse plástico pode ser reciclado?

Como funciona a embalagem com filme retrátil? 

É muito simples: sopramos ar quente sobre o filme retrátil para manuseá-lo facilmente, então, uma vez colocado corretamente sobre o objeto a ser embalado, é retraído o máximo possível contra o objeto e solda suas extremidades. 

Quais são as diferenças entre filme extensível e filme retrátil? 

A principal diferença entre o filme extensível e o filme retrátil é a maneira como o filme é colocado no objeto a ser protegido.  

Conforme explicado acima, o filme retrátil é aquecido antes de ser colocado no produto a ser protegido, em seguida, é retraído e soldado.  

O filme Stretch não precisa de todas essas etapas, ele simplesmente é desenrolado com um distribuidor ao redor do pallet. 

Além disso, o filme retrátil e o filme extensível não têm o mesmo uso! 

O filme retrátil é usado para embrulhar objetos que serão vendidos separadamente, por exemplo, uma bandeja de carne no super mercado. 

A película extensível é utilizada, por sua vez, para acondicionar os pallets para transporte por caminhão (ou outro meio de transporte). 

É uma proteção adicional contra chuva e poeira, mas também serve de suporte para todas as caixas colocadas no pallet. 

Acessórios para filme extensível e filme retrátil 

Filme Plástico Stretch Macroperfurado - GDM Plásticos

As embalagens extensíveis e retráteis não têm as mesmas ferramentas para ajudá-las a proteger o objeto pretendido. 

A película extensível, que é relativamente fácil de aplicar, precisa de uma bobina de metal ou de um cabo de plástico.  

Uma máquina de embalagem também pode ser usada para os pallets para reduzir o consumo de filme stretch graças ao seu sistema de pré-estiramento. 

O filme retrátil, por outro lado, precisa de uma máquina retrátil, como uma seladora em L, que utiliza braços mecânicos para embalar os pallets. 

Leia mais:  Máquina de stretch automática: quais são os benefícios?

Isso economiza muito tempo e trabalho, mas só vale a pena ser adquirida se o depósito embalar no mínimo 15 pallets por dia. 

Gostou de saber as principais diferenças entre filme extensível e filme retrátil? 

Deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe essas informações em suas redes sociais! 


Compartilhe este conteúdo
Abrir Conversa
Olá, estamos prontos para lhe atender!
Clique aqui e inicie agora uma conversa com um de nossos consultores online.